Extratos da reunião de 10/07/2016




Mesa diretiva composta por Maria Lucia Victor Barbosa, 
2a. Vice-Presidente, Leonilda Yvonneti Spina, Presidente 
e Pilar Àlvares Gonzaga Vieira, 1a. Vice-Presidente

Jonas Rodrigues de Matos
Nosso Mestre de Cerimônias, Jonas Rodrigues de Matos, deu início à reunião mensal da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, desejando boas vindas a todos os presentes.  

Sergio Alves Gomes
O Acadêmico Sergio Alves Gomes, Orador da Academia, procedeu à leitura do Credo Acadêmico.

DESTAQUES ACADÊMICOS:

Leonilda Yvonneti Spina
A Acadêmica Leonilda Yvonneti Spina apresentou a declamação dos poemas:

A IDADE DE SER FELIZ

Existe somente uma idade
para a gente ser feliz.
Somente uma época na vida
de cada pessoa
em que é possível sonhar
e fazer planos e ter energia bastante
para realizá-los, a despeito
de todas as dificuldades e obstáculos.

Só uma idade para a gente
se encantar com a vida
e desfrutar tudo, 
com toda a intensidade, 
sem medo nem culpa
de sentir prazer.

Fase dourada, 
em que a gente pode criar
e recriar a vida à nossa própria
imagem e semelhança
e vestir-se de todas as cores 
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores, 
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo desafio é mais um convite 
à luta que a gente enfrenta 
com toda disposição de tentar
algo novo, de novo, e de novo, 
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz
na vida da gente 
chama-se presente 
e tem a duração
do instante que passa...

Mario Quintana 
_____________________________________

O MOÇO

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantas cartas mandei e recebi.
Se mais jovem, se mais velho... o que importa,
se ainda sou um fervilhar de sonhos,
se não carrego o fardo da esperança morta!

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantos beijos troquei - Beijos de amor!
Se a juventude em mim ainda é festa,
se aproveito de tudo a cada instante
e se bebo da taça gota a gota...
Ora! Então pouco se me dá que gota resta!

Não me perguntem quantos anos tenho:
mas...
queiram saber de mim se criei filhos,
queiram saber de mim que obras eu fiz,
queiram saber de mim que amigos tenho
e se a alguém, pude eu, tornar feliz.

Não me perguntem quantos anos tenho
mas...
queiram saber de mim que livros li,
queiram saber de mim por onde andei,
queiram saber de mim quantas histórias,
quantos versos ouvi, quantos cantei.

E assim, somente assim, todos vocês,
por mais brancos que estejam meus cabelos,
por mais rugas que vejam no meu rosto,
terão vontade de chamar-me: O MOÇO!
E ao me verem passar aqui... ali...
não saberão ao certo a minha idade,
mas saberão, por certo, que eu vivi!

Moacyr Sacramento
_____________________________

Apresentação: "De olho nos olhos"

Mário Jorge Tavares *


Mário Jorge Tavares
O apresentador fez uma explanação pormenorizada da luz e as cores (espectro visível). Como é formada a visão e a comparação com uma câmera fotográfica. Da anatomia do olho humano para ver as cores e da visão noturna. Da questão do daltonismo. 
Por que os olhos de algumas pessoas ficam vermelhos, quando se tira fotos com flash e quais os fatores envolvidos no fenômeno. Deu dicas de como evitar ou pelo menos atenuar o efeito dos olhos vermelhos, ou como tratar após o registro fotográfico. 
Da luz não visível, tal como o espectro infravermelho e ultravioleta. Suas aplicações e como o telescópio espacial Hubble faz registros fotográficos do infravermelho ao ultravioleta, e em níveis, que nenhum olho humano conseguiria enxergar.


Abordou a estrutura diferenciada dos olhos de alguns seres, principalmente de hábitos noturnos e seu brilho quando atingidos por farol de carro, luz da Lua, tais como do leão, coelho, gato, cão, macaco, jacaré, aranha, peixes. 

Espectros infra-vermelho e ultra-violeta

Ao final da apresentação, Mário Jorge Tavares convidou aos presentes que apreciarem fotografia, participarem das reuniões semanais (sábados das 16 as 18h) do Foto Clube de Londrina. 


 * Mário Jorge Tavares é especialista em Administração e Telecomunicações e interessou-se pela  fotografia, como seu hobby preferido, no final da década de 1960 quando era desenhista de arquitetura. Participou dos cursos “Fotografia em Externa”. “Fotografia Digital”, “Oficina de Iluminação de Estúdio para Fotografia Publicitária e Fotografia na Nikon School Brasil em São Paulo. Teve imagens selecionadas pela Sercomtel em 2009 para a confecção dos cartões telefônicos para telefones públicos. Obteve o 1º. Lugar em fotos preto-e-branco no 50º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica. Coordenador do livro Cliques e Escritos – Foto Clube de Londrina – 40 anos, lançado em janeiro de 2011. Autor do livro: Sercomtel – Marca de Pioneirismo, enfocando a história das telecomunicações de Londrina

_____________________________

PALESTRA

Revista Sesinho e o discurso do SESI para a infância: a apropriação da linguagem dos quadrinhos no âmbito da comunicação institucional

Profa. Marlene Ferreira Royer *

Profa. Marlene Ferreira Royeur
Este estudo propõe a análise da revista Sesinho, publicação do Sesi - Serviço Social da Indústria, no período de 2001 a 2011 visando identificar a utilização do material como prática comunicativa e como o discurso da entidade se revela na linguagem iconográfica das histórias em quadrinhos, no âmbito da comunicação institucional. 
A leitura dos quadrinhos reside na compreensão das palavras e imagens, que juntas, delimitam o conteúdo da mensagem transmitida e, nesse contexto, o estudo problematiza a apropriação dessa linguagem na construção do discurso do Sesi para a infância, público alvo da publicação. 
Neste trabalho são abordados os conceitos referentes à comunicação organizacional, área que abrange os estudos do fenômeno comunicacional das organizações, com a perspectiva relacional, que considera a relevância de todos os atores na produção do discurso da entidade. Nesta área, tem destaque a vertente da comunicação institucional que representa as formas para que o discurso organizacional seja compartilhado e compreendido pelos públicos que direta ou indiretamente influenciam e são influenciados pelas organizações. 
Considera-se nesta pesquisa, como discurso institucional os enunciados da indústria, em suas diversas formas de linguagem, que visam produzir sentido junto aos seus interlocutores, contemplados aqui como os diversos públicos com os quais o Sistema Indústria se relaciona. 
A pesquisa adota o método qualitativo e ocorre em dois níveis: o descritivo, que pretende descrever as características das linguagens visual e verbal das publicações com o estabelecimento de relações entre as mesmas; e o exploratório, com a finalidade de se obter uma visão geral dos dez anos de produção do material. 
A Profa. Marlene Ferreira Royer recebendo
o Certificado de Participação das mãos do
Acadêmico Julio Ernesto Bahr
O procedimento metodológico adotado neste estudo para coleta e análise de dados é a Análise de Conteúdo, uma técnica de característica híbrida que pode ser utilizada de maneira sistemática para a análise de conteúdos da linguagem verbal e visual, portanto, aplicável ao estudo das imagens dos quadrinhos, no qual se pretende identificar as construções discursivas que estão imbricadas na linguagem iconográficas. 
As considerações obtidas revelam que a utilização das histórias em quadrinhos no âmbito da comunicação institucional pode contribuir com a produção de sentidos por parte do leitor, quando este reconhece os significados e os impactos emocionais das imagens, sendo assim, uma prática comunicativa relevante e adequada à natureza relacional da comunicação nas organizações. 
Assim, o estudo pode contribuir com novas abordagens de pesquisas no campo da imagem e sua relação com o campo da comunicação organizacional, onde seja considerada a convergência dos quadrinhos com a perspectiva da comunicação interacional que veem as organizações como construções discursivas.

* Relações Públicas, Mestre em comunicação, docente de programas de  pós graduação na Uel e na Faculdade Integrada de Campo Mourão. Atua na área de comunicação há 20 anos em várias instituições de Londrina, Ibiporã e Maringá
_____________________________

Falecimento de Acadêmico


Foto histórica de Raul Zanoni
O Acadêmico Raul Zanoni, advogado, pioneiro do rádio em Londrina, faleceu no dia 03/06/2016 aos 92 anos na cidade de Florianópolis, onde residia com o filho. Zanoni foi diretor da Rádio Difusora e em 2004 foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Londrina. Era titular da cadeira número 13 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.
O Acadêmico Edison Maschio, também jornalista, ao comentar o ocorrido, discorreu sobre a brilhante trajetória de Raul Zanoni nesta cidade.
____________________________

Visita Ilustre

Tivemos a honra de receber a visita do empresário Klaus Nixdorf, filho de imigrantes alemães e pioneiro da cidade de Rolândia, PR. 
Formado em agronomia pela Universidade de Madison, Wisconsin (EUA), Klaus Nixdorf presenteou a nossa Academia com seu livro "Acorda Brasil" - um relato de suas aventuras, trabalhos e situações arriscadas e desafiadoras que enfrentou durante a "Expedição América Unida".
São 710 páginas com histórias e fotografias que certamente fascinam a todos. 
O exemplar doado à Academia em breve poderá ser consultado na nossa sede, no Instituto Cultural José Gonzaga Vieira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário