Extratos da reunião de 13/05/2018


Mesa diretiva: Acadêmicos Pilar Álvares Gonzaga Vieira, Presidente da Academia, 
ladeada pela Vice-Presidente Maria Lucia Victor Barbosa e 
Clodomiro José Bannwart Jr., o palestrante do dia

Jonas Rodrigues de Matos, nosso Mestre de Cerimônias, conduziu a reunião


Acadêmica Saide Maruch leu o Credo Acadêmico



Pilar Alvares Gonzaga Vieira

Escravidão e Servidão Humana

Hoje, 13 de maio de 2018, comemora-se uma data muita significativa para os brasileiros e para o Brasil, aniversário dos 130 anos da assinatura da “Lei Áurea” que encerrou a escravidão de pessoas, pondo fim a um período de dores e sofrimentos para nossos irmãos da raça negra.
A escravidão humana se manifestou somente com pessoas da raça negra. Outros povos de raça branca, através de suas guerras, notadamente de conquistas, faziam prisioneiros entre os povos conquistados, e estes eram mantidos como seus escravos.
No entanto, além da escravidão física, aquela sofrida através de torturas e sentida na carne, existe a escravidão dos sentidos. A escravidão dos sentidos, dos egos, das paixões, da arrogância, a ambição desenfreada de determinados governos. 

Esta escravidão é a mais nefasta para um povo, para uma nação, e é contra ela que devemos lutar, e isto só acontecerá quando as pessoas entenderem que só através do conhecimento ele adquire a liberdade, deixando a condição de servidão humana.  
______________________________


Homenagens às mães

Colaborador Cultural Aparecido Guergolette*

Dia treze de maio, data consagrada ao tributo às criaturas mais generosas e mais sofredoras neste mundo: as mães.
Elas merecem as homenagens e a admiração de seus filhos, pois conduzem com carinho e complacência os passos da criança, dando-lhe a mais dedicada e a mais purificada das assistências.  
Jamais recuariam diante do maior obstáculo na divina missão de acalentar um filho, de buscar a felicidade para a criatura que a fez sofrer as dores mais atrozes no instante de trazê-lo à luz deste mundo. Mistério santo e inefável da Natureza!
Que alta nobreza encerra o amor materno mesmo no coração do mais ínfimo e do mais árduo deste mundo!
Seu seio é um verdadeiro altar, onde não falta o incenso do sacrifício, onde não deixa de arder à vela do amor, onde há constantemente o murmúrio angelical de uma prece, onde se dá a transformação da água de seu clamor no vinho de seu sangue, onde seu filho recebe a bendita comunhão de seu leite.
Quantos padecem por este mundo afora as crianças que não têm mães, os deserdados da sorte, aqueles que perderam o melhor tesouro que a terra ingrata escondeu para sempre! 
Mães ─ incomparáveis mães ─ mães das metrópoles, mães das aldeias, mães dos campos, mães dos desertos, mães das selvas! Onde quer que seja, fale-se uma língua primorosa ou uma língua estrangeira, onde se vista elegantemente ou onde a nudez continua sendo a primitiva indumentária humana, onde exista um leito luxuoso ou uma rede tosca, há de sempre se ouvir uma doce cantiga de 
embalar o deleite acalanto do civilizado e do bárbaro, do branco e do negro, do rico e do pobre, o carinho de uma sorridente mãe junto aos soluços de um pequeno filho.
Mãe, que bom sentir o rumor de teus passos, andando pela casa, no afã do dia a dia, no silêncio da noite.
Mãe, que bom sentir o teu riso, o teu semblante amigo, semblante de que acredita e tem esperança... 
A tua voz aconselhando, corrigindo, ensinando e abençoando... Que bom sentir tuas cantigas de ninar, teus cantares soando pela sala, pelos quartos, pela casa inteira, pelos quintais e jardins, vencendo muros, correndo planícies, invadindo o céu, a terra e o mar: a tua voz enche de júbilo o mundo inteiro; o teu cântico de paz, amor, esperança, recria o homem e faz crescer a criança. 
Eis por que ─ nós vos saudamos ─ nobres e sublimes criaturas, mães de todos os filhos, em nome dos filhos de todas as mães. Que a paz reine em seus corações! Nós te amamos, queridas mães!  
Sejam felizes! 
* Aparecido Guergolette é Professor 
______________________________

Colaborador Cultural Dr. Luiz Parellada Ruiz

Dia das NÃO mães.

Muitas mulheres são mães 
E celebram o seu dia,
Muitas outras nunca foram,
Mas ficaram esquecidas:
Não encontraram um bom par;
Ou bons hormônios não tinham;
Ou deviam trabalhar
Porque a fome premia ;
Ou seguiam profissão,
Que sacrifício exigia;
Ou faltava vocação 
Para aumentar a família;
Ou elas sentiam vontade 
E o marido não queria.
Qualquer que seja o motivo 
É bom que tenham seu dia.

* Médico especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
______________________________

Colaborador Cultural Edilson Elias *

Pai João
Ciro Costa

Do taquaral à sombra, em solitária furna,
Para onde, com tristeza, o olhar, curioso, alongo,
Sonha o negro, talvez, na solidão noturna,
Com os límpidos areais das solidões do Congo...

Ouve-lhe a noite a voz nostálgica e soturna,
Num suspiro de amor, num murmurejo longo... 
E o rouco, surdo som, zumbindo na cafurna, 
É o urucungo a gemer na cadência do jongo...

Bendito sejas tu, a quem, certo, devemos
A grandeza real de tudo quanto temos!
Sonha em paz! Sê feliz! E que eu fique de joelhos,

Sob o fúlgido céu, a relembrar, magoado,
Que os frutos do café são glóbulos vermelhos

Do sangue que escorreu do negro escravizado!

Edilson Elias é jornalista
______________________________

 Acadêmica Maria Lucia Victor Barbosa *

Não há amor maior, laço mais profundo, doação mais perfeita, integração mais divina em termos humanos, do que a de mãe e filho.
Além disso, mãe é coisa universal. Não importa a raça, o credo, a cultura, a classe social. Em toda parte do mundo quando o filho chora a mãe acode.  Quando está em perigo, ela o protege. E se o filho chama, às vezes só pelo prazer de dizer mãe, ela responde.
Mães são guardiães da vida. Quando a criança ainda está em seu corpo, ela o nutre com seu sangue. Quando nasce, o alimenta com seu leite. Enquanto crescem elas cuidam de “suas crianças”, nas doenças e na saúde. E pela vida afora estão presentes para sempre ajudar, porque, como disse Vinicius de Moraes: “filhos são para sempre”.
Em todas as sociedades, em todos os tempos, mãe é uma das figuras mais respeitadas, na verdade, quase sagrada. É sagrada a figura da mãe em todas as religiões. A terra representa a mãe fecunda e dadivosa. Tem mãe de deuses. Tem mãe de Deus chamada de Maria.
No Brasil celebra-se as mães no mês de maio. Mês de azul intenso durante o dia. Das noites mais estreladas quando o Cruzeiro Sul resplandece em toda sua plenitude, pintando da cor mais bonita, bordando com joias mais fulgurantes o manto daquela que é chamada na hora da aflição: “A Vós suspiramos, gememos, choramos nesse vale de lágrimas”.
Mãe tem de todo jeito. Algumas são suaves. Outras impacientes. E qual mãe já não se enraiveceu diante das travessuras do filho pequeno ou dos erros do filho adulto? Mas, da palmada ao xingatório, das pequenas implicâncias ao zelo excessivo, tudo é amor de mãe e os filhos compreendem porque nessa relação especial prevalece a capacidade infinita do perdão, que as criaturas humanas aprenderam com Deus.
Sim, tem mãe de todo jeito. Tem as que não podendo trazer ao mundo um filho de sua carne, geram um filho de seu coração. E dá na mesma. Não faltam a essas mulheres noites sem dormir, preocupações e alegrias, cuidados e percepção de detalhes que cada filho requer, prevalecendo sempre o constante amor de que são feitas as mães. São elas mães adotivas. Tias que são como mães de seus sobrinhos. Freiras que cuidam de crianças como se fossem seus filhos, porque todos são filhos de Deus. A essas, que não tendo filhos deram um jeito de exercer a maternidade, podemos chamar de mães sem parto.
Também têm mães desnaturadas. Que matam, abandonam ou maltratam os filhos ou convivendo com eles lhes são indiferentes.  Indiferença é desamor e nada dói mais em um filho do que a indiferença materna. Essas mães no futuro, como sempre acontece com as ações humanas, colherão o que plantaram.  Mas não nos compete julgá-las, porque ninguém é capaz de julgar o desespero do outro.
Para compensar as desnaturadas, têm as avós. Duas vezes mães, duplamente privilegiadas. Mais maduras e experientes, muitas vezes consertam através dos netos os erros que cometeram com os filhos e enxergam, com maior lucidez, a beleza do renovar constante da vida. Uma avó pode melhor entender o que escreveu Guimarães Rosa: “Nasceu um menino, o mundo vai começar outra vez”. Ou então, olhando com ternura o netinho adormecido, pensará: Não morro mais, pois aqui está minha continuação, mais bonita e mais perfeita do que eu.
E têm as mães que perderam seus filhos, sendo esse o sofrimento mais profundo que existe. Mais para essas, quanto para todas as demais, que a homenagem do Dia das Mães esteja na poesia de Khalil Gibran:

Seus filhos não são teus filhos.
São filhos e filhas da Vida por si mesma.
Eles vêm através de ti, mas não de ti.
E embora estejam contigo, não te pertencem.

Poderá lhes dar teu amor,
Mas não teus pensamentos.
Pois eles têm seus próprios pensamentos.
Poderás acolher seus corpos,
Mas não suas almas.
Pois suas almas habitam a mansão do amanhã.
Que não podes visitar nem mesmo em teus sonhos.
Poderás tentar ser como eles,
Mas não tentes torná-los semelhantes a ti.

Tu és o arco pelo qual teus filhos,
Como flechas vivas são projetados.
O Arqueiro vê o alvo no caminho do infinito
E Ele te dá Sua força
Para que as flechas voem céleres para longe.
Que tua firmeza pela mão do Arqueiro
Seja para a alegria.
Pois assim como Ele ama a flecha que voa,
Ama o arco que permanece firme.

* Maria Lucia Victor Barbosa é acadêmica, socióloga, escritora.
______________________________

Acadêmico Maurício Fernandes Leonardo 
O Acadêmico Maurício Fernandes Leonardo fez uma breve apresentação homenageando também o Dia das Mães. 
O Acadêmico notabilizou-se pela sua especialidade: trovas. Foi premiado em vários concursos pelo Brasil afora. Muitas das suas trovas são apresentadas de improviso.

______________________________
5 de maio, Dia da Língua Portuguesa 
Acadêmico Julio Ernesto Bahr *
(Texto de Eduardo Affonso, arquiteto, mineiro. Escreve como hobby. Tem textos sobre os neologismos, o hífen, a reforma ortográfica, o subjuntivo, a prosódia, o trema, a perífrase e outros ligados ao idioma) 

Volta e meia alguém olha atravessado quando escrevo “leiaute”, “becape” ou “apigreide” – possivelmente uma pessoa que não se avexa de escrever “futebol”, “nocaute” e “sanduíche”.
Deve se achar um craque no idioma, me esnobando sem saber que “craque” se escrevia “crack” no tempo em que “gol” era “goal”, “beque” era “back” e “pênalti” era “penalty”. E possivelmente ignorando que esnobar venha de “snob”.
Quem é contra a invasão das palavras estrangeiras (ou do seu aportuguesamento) parece desconsiderar que todas as línguas do mundo se tocam, como se falar fosse um enorme beijo planetário.
As palavras saltam de uma língua para outra, gotículas de saliva circulando em beijos mais ou menos ardentes, dependendo da afinidade entre os falantes. E o português é uma língua que beija bem.
Quando falamos “azul”, estamos falando árabe. E quando folheamos um almanaque, procuramos um alfaiate, subimos uma alvenaria, colocamos um fio de azeite, espetamos um alfinete na almofada, anotamos um algarismo.
Falamos francês quando vamos ao balé, usamos casaco marrom, fazemos uma maquete com vidro fumê, quando comemos um croquete ou pedimos uma omelete ao garçom; quando acendemos o abajur pra tomar um champanhe reclinados no divã ou quando um sutiã provoca um frisson.
Falamos tupi ao pedir um açaí, um suco de abacaxi ou de pitanga; quando vemos um urubu ou um sabiá, ficamos de tocaia, votamos no Tiririca, botamos o braço na tipoia, armamos um sururu, comemos mandioca (ou aipim), regamos uma samambaia, deixamos a peteca cair. Quando comemos moqueca capixaba, tocamos cuíca, cantamos a Garota de Ipanema.
Dá pra imaginar a Bahia sem a capoeira, o acarajé, o dendê, o vatapá, o axé, o afoxé, os orixás, o agogô, os atabaques, os abadás, os babalorixás, as mandingas, os balangandãs? Tudo isso veio no coração dos infames “navios negreiros”.
As palavras estrangeiras sempre entraram sem pedir licença, feito uma tsunami. E muitas vezes nos pegando de surpresa, como numa blitz.
Posso estar falando grego, e estou mesmo. Sou ateu, apoio a eutanásia, gosto de metáforas, adoro bibliotecas, detesto conversar ao telefone, já passei por várias cirurgias. E não consigo imaginar que palavras usaríamos para a pizza, a lasanha, o risoto, se a máfia da língua italiana não tivesse contrabandeado esse vocabulário junto com a sua culinária.
Há, claro, os exageros. Ninguém precisa de um “delivery” se pode fazer uma “entrega”, ou anunciar uma “sale” se se trata de uma “liquidação”. Pra quê sair pra night de bike, se dava tranquilamente pra sair pra noite de bicicleta?
Mas a língua portuguesa também se insinua dentro das bocas falantes de outros idiomas. Os japoneses chamam capitão de “kapitan”, copo de “koppu”, pão de “pan”, sabão de “shabon”. Tudo culpa nossa. Como o café, que deixou de ser apenas o grão e a bebida, para ser também o lugar onde é bebido. E a banana, tão fácil de pronunciar quanto de descascar, e que por isso foi incorporada tal e qual a um sem-fim de idiomas. E o caju, que virou “cashew” em inglês (eles nunca iam acertar a pronúncia mesmo).
“Fetish” vem do nosso fetiche, e não o contrário. “Mandarim”, seja o idioma, seja o funcionário que manda, vem do portuguesíssimo verbo “mandar”. O americano chama melaço de “molasses”, mosquito de “mosquito” e piranha, de “piranha” – não chega a ser a conquista da América, mas é um começo.
Tudo isso é a propósito do 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa, cada vez mais inculta e nem por isso menos bela. Uma língua viva, vibrante, maleável, promíscua – vai de boca em boca, bebendo de todas as fontes, lambendo o que vê pela frente.

*Julio Ernesto Bahr é publicitário, escritor, blogueiro


Com o pintor Euzébio Denner


Euzebio tem seu trabalho como retratista reconhecido pela qualidade de uma vida dedicada à arte. Já retratou personalidades da região de Londrina, como Dom Albano Cavalin e Dom Geraldo Magella. “Minha força está na minha arte, sem ela não seria ninguém”, diz o artista.
Morador em Rolândia, professor de pintura há vários anos, atende alunos de toda a região, inclusive de Londrina, passando a eles as mais variadas técnicas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela, giz pastel, porcelana, etc.
Para o artista "pintar um retrato não é só jogar tinta na tela", é preciso capturar a alma do retratado, habilidade que só se adquire com o tempo e muita observação, fundamental no processo de execução da obra. Euzebio Denner pinta com uma paleta de cores reduzida. Segundo ele, o artista tem que ter a sua cor, a sua personalidade artística. Nas cores está o DNA do artista.


"Os Três Poderes" (Executivo, Legislativo e Judiciário)


Os paradoxos da política brasileira: 
perspectivas e desafios
Acadêmico Clodomiro José Bannwart Jr. *

Valemo-nos ainda de um Código Eleitoral que fora concebido em 1965, momento em que, por ironia da história, ocorria o recrudescimento dos direitos políticos no país. A consolidação do Estado de Direito e da democracia a partir da Constituição de 1988 produziram na década seguinte a base da legislação que passaria a reger a estabilidade do processo eleitoral e das eleições no Brasil. É o caso da Lei da Inelegibilidades (Lei Complementar 64, de 1990); da Lei Orgânica dos Partidos Políticos (Lei 9096, de 1995) e da Lei das Eleições (Lei 9504, de 1997).
Em quase trinta anos de democracia, apenas quatro projetos de Iniciativa Popular foram aprovados no país, sendo dois deles na esfera eleitoral: a Lei 9840, de 1999, com o objetivo de combater a compra de votos, e a Lei Complementar 135, de 2010, também conhecida como Lei da Ficha Limpa, que alterou a Lei das Inelegibilidades, tornando inelegível por oito anos os condenados em processos criminais em decisão colegiada, políticos cassados ou que tenha renunciado para evitar a cassação.
Quase regra, nos anos ímpares se observa uma reforma eleitoral modificando aspectos pontuais da legislação já mencionada. A tentativa de aperfeiçoamento das regras do jogo democrático não esconde doses generosas de casuísmo. As duas últimas reformas eleitorais, a de 2015 e a de 2017, merecem atenção.
A primeira foi patrocinada pelo ex-Presidente da Câmara dos Deputados, o agora presidiário Eduardo Cunha. Em linhas gerais a reforma teve por objetivo diminuir o astronômico custo das campanhas eleitorais. Uma saída simplista foi abreviar o tempo de campanha. Houve a redução de 50% no tempo da campanha eleitoral. De 90 dias passaram para apenas 45 dias. E a propaganda eleitoral em rádio e TV que ocupava 45 dias, por força da Lei 13.165/15, foi comprimida em 35 dias.
É patente que a diminuição e a restrição do tempo de campanha e da propaganda eleitoral sofrida por parte de candidatos e partidos, afetando inclusive os próprios cidadãos, fere os direitos fundamentais da livre expressão e da liberdade de informação, indispensáveis para o saudável exercício da cidadania e fortalecimento da democracia. Não é excessiva a afirmação de que o resultado desta reforma eleitoral mitigou direitos fundamentais consagrados na Constituição, alijando o exercício da soberania popular, cuja expressão máxime é alocada no processo eleitoral e de forma mais visível na campanha eleitoral.
A reforma eleitoral de 2017, por sua vez, foi promovida para sanar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da ADI 4650, em setembro de 2015, que proibiu o financiamento empresarial de campanha. Consubstanciada nas Leis 13.487 e 13.488, a reforma de 2017 criou o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para custear as campanhas eleitorais. Este fundo, de quase dois bilhões de reais, não se confunde com o Fundo partidário, que anualmente distribui aos Partidos Políticos a cifra de quase um bilhão de reais. Os dois fundos passarão a irrigar o sistema político com um montante de aproximadamente 2,6 bilhões de reais, os quais serão geridos pelos caciques das siglas, em um cenário em que os partidos padecem de democracia interna. Resta saber se esse dinheiro chegará a todos os candidatos, principalmente aos novos. A nova legislação impõe ao candidato a necessidade de fazer requerimento por escrito ao órgão partidário respectivo para acesso aos recursos do FEFC. A questão, no entanto, é que os Partidos Políticos gozam de autonomia e a Lei é, nesse sentido, silente quanto aos critérios que as siglas adotarão na distribuição dos recursos do fundo. É bem provável que este dinheiro não alcance a todos os candidatos, criando, pois, obstáculo à renovação na política.
Parte do montante que subsidiará o FEFC virá da renúncia fiscal a ser economizada com o fim da propaganda partidária nas emissoras de rádio e de televisão. A reforma eleitoral de 2017 deu fim à propaganda partidária. Em um cenário de permanente proliferação dos partidos políticos – quase quarenta atualmente –, no qual o eleitor tem dificuldade de identificar ideologias, propostas e bandeiras defendidas pela diversidade das siglas, extinguir a propaganda partidária é tornar mais custoso o acesso e o conhecimento de atividades e ações propugnadas pelos partidos. Isso se resume em uma conta bem simples: menos informação ao cidadão, mais dinheiro aos partidos.
Nessa contabilidade, em que a democracia sairá deficitária, há outro aspecto bastante preocupante a considerar. Trata-se do autofinanciamento de campanha. No texto aprovado pela Câmara dos Deputados, ano passado, os candidatos podiam usar até 10% de seus rendimentos na campanha. O Presidente Temer vetou o texto e o Congresso Nacional, na sequência, derrubou o veto do presidente. Como no Brasil, a Justiça Eleitoral tem função normativa, com a prerrogativa de densificar o conteúdo das normas gerais produzidas pelo Legislativo, o Tribunal Superior eleitoral (TSE) publicou mês passado a íntegra da Resolução 23.553, autorizando aos candidatos o financiamento de 100% de suas campanhas. 
A Acadêmica Neusi Berbel entrega o certificado
ao palestrante Acadêmico Clodomiro José Bannwart Jr,
Se compete a Justiça eleitoral a garantia da normalidade e, sobretudo, a legitimidade das eleições, é fundamental sua atuação para coibir ações de candidatos ou partidos que provoquem o desequilibro da disputa, sobretudo aqueles cometidos por abuso do poder econômico. Ao que parece, o autofinanciamento produzirá desequilíbrio econômico na eleição vindoura, porém, dentro da legalidade.
Surtirão pouco efeito os apelos costumeiros para que o cidadão, em ano de eleição, vote consciente. É quase ofensivo exigir coerência do eleitor diante de um sistema que sobrevive sob a insígnia do contrassenso.

* Clodomiro José Bannwart Júnior é Doutor em Filosofia na área de Ética e Filosofia Política, com Especialização em Direito Eleitoral,
e Professor na Universidade Estadual de Londrina
______________________________


Ao final da reunião. foram distribuídas
flores às senhoras presentes em comemoração
ao Dia das Mães

Nenhum comentário:

Postar um comentário